30 de jun. de 2009

ASSINAR OU NÃO ASSINAR? PÔR TÍTULO OU NÃO?

Apesar de já termos abordado aqui esse assunto, ele sempre causará dúvidas. Na hora da redação, como fazer, assinar ou não assinar o texto? Pôr título ou não?

Deixemos tudo claro: considerando os gêneros textuais mais cobrados nos vestibulares, DISSERTAÇÃO, CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO, o primeiro NUNCA será assinado; o segundo e o terceiro serão assinados, caso a proposta exija. Nesse caso, serão indicados nomes fictícios, os chamados PSEUDÔNIMOS.
Em qualquer situação, JAMAIS o nome próprio será assinado, sob pena de anulação da prova. No caso do ARTIGO, quando não se indica o nome para assinatura, geralmente se pede para NÃO ASSINAR, mas o candidato deve saber, independentemente de orientação que só deverá fazê-lo caso indiquem um PSEUDÔNIMO. Resumindo, o aluno deve ler bem as propostas, pois nelas estarão todas as informações necessárias.

E, no caso do título?
Se for CARTA ARGUMENTATIVA, não há título; no caso da DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA e do ARTIGO DE OPINIÃO, é bom o aluno atribui-lo, mesmo que não venha o pedido expresso na proposta; caso venha a solicitação clara para se colocar um título, o candidato perderá muito se não o fizer. É preciso, de novo, estar atento à proposta de redação, ao que ela informa tanto sobre assinaturas quanto sobre títulos. O aluno começa bem ou mal a redação a partir da compreensão daquilo que se pede.

Um abraço.

Cassildo.

41 comentários:

Unknown disse...

E se eu assinei o pseudônimo no final, ao invés de depois do título? Minha redação será anulada?

Unknown disse...

E se eu assinei o psedônimo no final do artigo de opnião, ao invés de ter assinado depois do título? Posso ter a redação anulada? Ou ter muitos pontos descontados?

Unknown disse...

E se eu assinei o psedônimo no final do artigo de opnião, ao invés de ter assinado depois do título? Posso ter a redação anulada? Ou ter muitos pontos descontados?

Cata disse...

Boa noite amigo
Hoje eu fiz o vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR) e nas propostas de redação, que foram duas, uma era o Artigo de Opinião. Pedia para assinar como Carlos ou Eva.

No meu caso assinei como Carlos, mas no final do texto, como se fosse uma carta mas sem usar uma despedida (Cordialmente, atenciosamente, etc.)

Posso perder minha redação por isso ou só perderei alguns pontos? Valeu pela atenção!

CASSILDO SOUZA disse...

Cata, você apenas mudou o local de assinatura. Isso é comum e rende "apenas" alguns décimos de desconto. Se assinou com o pseudônimo indicado, não haverá eliminação. Grande abraço.

Anônimo disse...

Se eu nao assinar com o pseudonimo. Posso ter minha redação cancelada ?

CASSILDO SOUZA disse...

Dependendo da banca, o aluno pode ter a redação anulada por não ter assinado com o pseudônimo. No entanto, se não assinou com o próprio nome, isso diminui as chances de uma eliminação.
Grande abraço e boa sorte.

CASSILDO SOUZA disse...

Dependendo da banca, o aluno pode ter a redação anulada por não ter assinado com o pseudônimo. No entanto, se não assinou com o próprio nome, isso diminui as chances de uma eliminação.
Grande abraço e boa sorte.

Unknown disse...

Assinei com meu nome o artigo de opinião, mas pedia q fosse feito como para um jornal, será que serei punido? UFSM

CASSILDO SOUZA disse...

Saulo Peter, infelizmente esse tipo de procedimento normalmente é punido. Claro que depende da banca, é esperar para ter certeza. O normal é que eles indiquem o PSEUDÔNIMO - nome com o qual você deverá assinar o texto.

Unknown disse...

Fiz um processo seletivo aqui na região e era para fzer um artigo de opiniões. As exigências n tinha pseudonimo e pedia para seguir a estrutura do msmo. Euvassinei mas n coloquei título, serei punido ou desclassificado?

CASSILDO SOUZA disse...

Bom dia, caro Paulo.

Por não colocar titulo, se não havia solicitação na proposta de redação, não haverá problemas; quanto à assinatura, é possível que haja punição, pois não havia a indicação de pseudônimo.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Boa Noite, acabei de fazer uma prova, e na redação pedia uma carta argumentativa, mas eu não coloquei o endereço, posso perde minha redação?

Unknown disse...

se eu fiz o artigo de opiniao perfeitinho bunitinho coloquei titulo e tal e la emaixo coloquei o pseudonimo e meu tipo meu nome e o pseudonimo embaixo dele na area da redaçao , pq tipo la tava dizendo assim . assine seu artigo , exclusivamente com o pseudonimo netinho da rede ai eu assinei com meu nome e embaixo coloquei netinho da um abaixo do outro tipo assim >>

titulo
redaçao
redaçao
meu nome
netinho da rede


vc acha q serei desclassificado ?? me responda rapido pfv estou nervozo pq posso ter perdido a prova por causa disso
serei desclassificado vc acha

Unknown disse...

Acabei de fazer uma prova de processo seletivo. Na produção textual, tive que escrever uma carta. Mas, pediram pra assinar com siglas, e eu, num vacilo, assinei meu nome. Fui muito, muito bem na prova fechada e na discursiva. Será que irão zerar minha redação???

CASSILDO SOUZA disse...

"Anônimo",

Não pôr o endereço (ou o destinatário) não constitui motivo para zerar a redação. Se a falha tiver sido apenas essa, o seu texto deve ter sido corrigido tranquilamente sem perigos de zerar. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Detromine,

o resultado fatalmente já saiu a essa altura. Mas normalmente colocar o próprio nome constitui motivo para eliminar o candidato. Torço que isso não tenha ocorrido, mas é critério para eliminação. Grande abraço.

Unknown disse...

Escrevi o pseudonimo la em cima onde estava estava escrito,assinaturae nao assinei na redaçao,era um artigo de opnião,minha redação sera anulada

Unknown disse...

Escrevi o pseudonimo la em cima onde dizia assinatura,era um artigo de opiniao,minha redaçao podera ser anulada? Ps:era uma prova do ifrn

Joao pedeo disse...

Boa noite...
Uam duvida.
Eu fiz a prova do ifrn,ai la dizia assimm,nome do candidato,ai eu coloquei o nome do pseudônimo que era (ecoverde)e deixeii o nome la embaixo da redacao em branco no caso era o pseudônimo.sera que minha redação sera anulada?

Joao pedeo disse...

Boa noite..
Eu fiz a prova do ifrn .ai eu mim confondei os nomes .o do candidato eu coloquei o pseudônimo que era (ecoverde da silva )e o pseudônimo deixei em branco ?sera que minha redação sera anulada??

Joao pedeo disse...

Boa noite..
Eu fiz a prova do ifrn .ai eu mim confondei os nomes .o do candidato eu coloquei o pseudônimo que era (ecoverde da silva )e o pseudônimo deixei em branco ?sera que minha redação sera anulada??

Joao pedeo disse...

Boa noite..
Eu fiz a prova do ifrn .ai eu mim confondei os nomes .o do candidato eu coloquei o pseudônimo que era (ecoverde da silva )e o pseudônimo deixei em branco ?sera que minha redação sera anulada??

Anônimo disse...

Olá, FIZ o processo seletivo,no qual se pedia um artigo de opinião, no qual se pedia para seguir a estrutura do mesmo, esqueci de colocar o título, minha redação vai ser anulada?

Anônimo disse...

fiz uma redação e nela pedia para colocar o pseudônimo Ecoverde da Silva, mas no final eu acabei me esquecendo de coloca-lo, minha redação será anulada ?

Anônimo disse...

fiz uma redação e nela pedia para colocar o pseudônimo Ecoverde da Silva, mas no final eu acabei me esquecendo de coloca-lo, minha redação será anulada ?

Unknown disse...

No caso de um artigo de opinião para um blog precisa assinar?

Paulie disse...

Olá professor Cassildo,

Em relação ao Artigo de Opinião, estou com dúvidas sobre, caso a banca exija assinatura, onde essa deve ser realizada. Dei uma lida nos comentários e fiquei ainda mais confusa...
Então, a assinatura deve ser após o título, antes do corpo, ou ao final do texto?

Obrigada desde já pela atenção e pelo post com as explicações,

Paulie

Anônimo disse...

Como devo assinar um artigo de opinião no processo seletivo do IFRN?

Suponhamos que tenha nas recomendações da produção textual,"pseudônimo Luiz".

Então assinaria assim: antesiosamente,pseudônimo Luiz?

Unknown disse...

Também queria saber!

Tainá disse...

Boa noite, professor.

Esqueci de colocar o título no meu artigo de opinião do último concurso da UFRN. Quanto será que posso perder?

CASSILDO SOUZA disse...

Frankileide, esta situação não é caso para zerar. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

João, a questão grave aí é que você não teve como ser identificado. Deixar o pseudônimo em branco nem era o problema. Espero que tenha dado tudo certo.

CASSILDO SOUZA disse...

Paulie e os demais:

No caso do ARTIGO DE OPINIÃO, a assinatura é abaixo do Título; no caso da CARTA ARGUMENTATIVA, a assinatura é embaixo. Último elemento. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Esquecer de pôr o título não é motivo para perder tantos pontos, a não ser que a proposta de redação cobre como elemento fundamental. É preciso sempre analisar cada proposta de redação. Grande abraço.

Quanto à dúvida do pseudônimo, deve-se assinar do mesmo modo que a banca indica.

Anônimo disse...

Olá, professor Cassildo Souza,
Recentemente fiz a prova da UEM e nela caiu Artigo de Opinião, porém ao assinar, coloquei a assinatura assim como eles pediram só que no final da redação. Ou seja, ela não ficou abaixo do título pois não sabia que era lá onde se colocava. Você acha que isso será critério que pode levar a redação a ser zerada?
Abraços!

Unknown disse...

Eu fiz uma prova cujo tema da redação foi uma carta argumentativa e eu acabei colocando um título. Minha redação pode ser anulada?

CASSILDO SOUZA disse...

Pessoal, tive problema com a conta desse blog, por isso não respondi várias mensagens passadas.
Em relação ao anônimo, você não deve ter zerado, porque isso é apenas um erro comum.
Em relação à carta argumentativa com título, do usuário abaixo, também não é motivo para zerar, caso tenha sido apenas este equívoco, mas certamente muitos pontos foram retirados. Obrigado por acessar!

Fernanda Lima disse...

O pseudônimo deve ser um nome totalmente inventado ou precisa ser um de alguém já existente, como o nome de um famoso, por exemplo? Uma vez me ensinaram que eu deveria usar o nome de um famoso, mas tenho minhas dúvidas...

Fernanda disse...

Me ensinaram a usar a usar como pseudônimo nomes de pessoas famosas, mas não sei bem se isso é o correto. Você poderia me ajudar nisso, por favor?

CASSILDO SOUZA disse...

Fernanda, o pseudônimo é indicado pelas bancas. Já é um nome pré-definido na proposta de redação. Ainda que seja um nome criado, essa orientação também seria dada na proposta. Obrigado por acessar!