26 de mar. de 2011

ANÁLISE DE ERROS EM UMA REDAÇÃO ARGUMENTATIVA (CARTA)

01. Observe o texto a seguir e proceda às correções solicitadas:


Currais Novos/RN, 06 de abril de 2009.

Excelentíssimo Senhor Professor Cacá,

Venho retificar, seus argumentos quanto ao equilíbrio de conseqüências que nos pode trazer a Internet. Diante do pragtismo mundial, a rede se tornou instrumento inviável do desenvolvimento. É atualizações instantâneas de informações rápidas, fontes diversas para pesquizas, troca rapida de mensagens e conteúdos, entre outros benéficios.

É fato que a Internet tem-nos facilitado as relações interpessoais, cujo o campo profissional ou pessoal, e por que não dizer que ela tem melhorado o nosso padrão, levando os níveis de praticidade e conforto?

Todavia, é importante lembrar e enumerar alguns dos pontos positivos oriundos do uso da rede mundial. A banalização do sexo, a violência ali exposta e a ojeriza inadequada a determinados grupos é o reflexo de uma sociedade que desequilibrou-se diante dessa nova ferramenta atualíssima. Não tendo sido citada em seu texto, acho necessário adicionar esses pontos a exclusão digital que com a crescente acessibilidade da classe média e rica, passaram a novamente marginalizar os pobres.

Enfim, é tudo, desse modo, questão de sobrevivência. O ser humano precisa ser o mais rápido e multifuncional, venham então, as facilidades que vieram. A Internet é, sim, um das maiores invenções neste sentido.

Atenciosamente,

Grande Rede

02. Identifique todas as palavras com erros de grafia e acentuação gráfica e reescreva-as com as devidas correções:

RATIFICAR (Confirmar), PRAGMATISMO (Excesso de prática, de objetividade), INDISPENSÁVEL, PESQUISA, RÁPIDA, BENEFÍCIO, ELEVANDO, CUJO (Sem artigo "O"), VIEREM.

03. Identifique três segmentos com erros de concordância e reescreva-os corretamente:

"São atualizações instantâneas de informações rápidas..."; "A banalização do sexo, a violência ali exposta e a ojeriza inadequada a determinados grupos são o reflexo..."; "Não tendo sido citados em seu texto, acho necessário adicionar esses pontos...".

04. No segmento “Diante do pragtismo mundial, a rede se tornou instrumento inviável do desenvolvimento”, há um caso de falta de clareza e/ou incoerência. Reescreva o trecho de modo a eliminar essa ambigüidade.

"Diante do pragmatismo mundial, a rede tornou-se um instrumento imprescindível ao desenvolvimento".

05. No segmento “Venho retificar, seus argumentos quanto ao equilíbrio de conseqüências que nos pode trazer a Internet” acontecem dois erros: um deles, o erro clássico de emprego da vírgula; o outro, refere-se à utilização equivocada de um parônimo. Explique por que o trecho apresenta impropriedade quanto ao uso desse sinal.

A palavra "retificar" significa corrigir, reparar; nesse contexto, não cabe; seria "ratificar", que significa confirmar, apoiar; no segundo erro, o da vírgular, a construção correta seria "Venho ratificar seus argumentos...": uma das regras básicas quanto ao emprego da vírgula é "Não se separam sujeito e verbo; verbo e complemento; nome e complemento, pela vírgula".

Nenhum comentário: