5 de fev. de 2010

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO COMENTADAS

É consenso entre os economistas que o setor automobilístico é o que impulsiona a economia de qualquer país. QUATRO RODAS foi conferir e viu que os números são espantosos. A começar pelo mercado de trabalho. Estima-se que um emprego em uma fábrica de carros gera, indiretamente, 46 outros empregos. Por esse cálculo, 5 milhões de brasileiros dependem, em maior ou menor grau, dessa indústria. Até na construção civil a presença das rodas é enorme: 1 em cada 4 metros quadrados de espaço nas grandes cidades se destina a ruas ou estacionamentos. Na ponta do lápis, o filão da economia relacionamos a automóveis movimentou, no ano passado, pelo menos 216 bilhões de dólares. Como o PIB brasileiro, nesse período, foi de 803 bilhões de dólares (e ainda não havia ocorrido a maxidesvalorização), cerca de 1 em cada 4 reais que circularam no país andou sobre rodas em 1998.

(Quatro Rodas, março/99)


Questões resolvidas de interpretação de texto (1 a 3)

1. Segundo o texto, a economia de um país:
a) é ajudada pelo setor automobilístico.
b) independe do setor automobilístico.
c) às vezes depende do setor automobilístico.
d) não pode prescindir do setor automobilístico.
e) fortalece o setor automobilístico.

Resposta: "D". O texto fala que a indústria de automóvel “impulsiona a economia de qualquer país.” Então, letra B se descarta automaticamente, pois é absurda por si só. A letra C não poderia ser a resposta, pois é insuficiente, assim como as letras A e E. A alternativa D é mais completa do que as anteriores.

2 A importância do setor automobilístico é destacada:
a) por boa parte dos economistas.
b) pela maioria dos economistas.
c) por todos os economistas.
d) por alguns economistas.
e) pelos economistas que atuam nessa área.

Resposta: "C". A primeira linha do texto afirma que “é consenso entre os economistas que setor automobilístico impulsiona a economia de qualquer país”, então, compreende-se que são todos os economistas, já que não há quantidade especificada ou sugerida.


3 “A começar pelo mercado de trabalho.” (linhas 3 e 4)
Das alterações feitas na passagem acima, aquela que lhe altera basicamente o sentido é:
a) a princípio pelo mercado de trabalho
b) começando pelo mercado de trabalho
c) em princípio pelo mercado de trabalho
d) principiando pelo mercado de trabalho
e) iniciando pelo mercado de trabalho

Resposta: "C". A expressão em princípio¸ diferentemente de a princípio, significa em tese, teoricamente, portanto, não equivale ao sentido expresso pelo termo a começar, que significa começando, iniciando. A diferença básica entre as expressões das letras A e C define a resposta.

Nenhum comentário: