1 de ago. de 2008

SAÚDE PÚBLICA, UM TEMA POLÊMICO

No início do ano, o Brasil foi acometido por uma grave epidemia de dengue, cujo destaque foi o Rio de Janeiro, com um número de casos recorde em toda a história. Em nosso Estado, também aconteceu uma situação parecida, o que mobilizou a mídia e os órgãos de governo a realizarem campanhas educativas esclarecendo como se contrai e como se combate essta doença que, dependendo do tipo, pode levar à morte.
Assim, para os vestibulandos de plantão, é interessante ficarem atentos para uma possível redação que apresente essa problemática como o tema. A mídia desviou um pouco se foco para outros assuntos mais recentes, no entanto, não podemos esquecer que a patologia continua fazendo vítimas, apesar de uma diminuição nos casos, tendo em vista o encerramento do período chuvoso.
Aliás, poderão ser cobrados outros aspectos inerentes à saúde pública, pois esse ano já houve muita polémica envolvendo o assunto. Primeiro, anularam a CPMF - Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras, cujos recursos deveriam ser destinados à saúde; pouco tempo depois, aprovaram a CSS - Contribuição Social para a Saúde, que é, na verdade, uma nova versão daquele imposto, só que com uma porcentagem menor.

Nenhum comentário: